Jovens
18.10.2019
Estudantes da República do Irpaa participam de encontro de jovens indígenas em Alagoas
Aconteceu entre os dias 08 e 11 de outubro o IV Encontro da Juventude Xukuru-Kariri e o I Encontro de Jovens Indígenas do estado de Alagoas, com o tema “Resistência frente aos ataques aos direitos dos povos indígenas”. O evento aconteceu na Aldeia Fazenda Canto, zona rural de Alagoas.
O encontro conta com a presença de outras etnias da região, com o intuito de dialogar com as lideranças, jovens e convidados sobre educação, saúde e os impasses da conjuntura política atual, buscando o fortalecimento dos jovens nas suas lutas, nos seus laços culturais, aliando-se entre si e seus antepassados.
Celso Celestino da Silva, Pajé da aldeia Fazenda Canto, diz que esse encontro é uma preparação para os jovens Xukuru-Kariri com relação a situação política: “a gente hoje tá preparando nossos jovens para que eles tenha o entendimento do que tá para acontecer e do que tá acontecendo entre os povos indígenas, há 519 anos estamos aí resistindo a essa luta com muita coragem, com muita resistência. Nossos jovens hoje tem que tá preparado pra tudo que vim”, disse o Pajé.
Para ele, esse encontro é um sonho de algumas lideranças indígenas, com o o intuito de preparar seus jovens para se firmarem nas suas lutas e buscarem um futuro melhor. A programação do encontro contou com palestras, mesas redondas e apresentações culturais.
Jovens indígenas que hoje residem na República de estudantes do Irpaa estiveram presentes no encontro e representaram os povos Tuxi, de Abaré (BA). Para Dione Ozanilton, o encontro foi muito importante pois ele pode ver que a juventude indígena está se articulando para poder defender seu território. Para ele, esses encontros devem acontecer também em outros estados, pois é uma forma de engajar todos os jovens indígenas para lutar e defender seu povo.
No evento foi exposto para comercialização uma diversidade de artesanatos indígenas com o objetivo de fortalecer os produtos da região.
Texto e fotos: Henrique José