Jovens
20.09.2016
Relato de experiência da visita a área de Recaatingamento em uma propriedade de Valente (BA)
No dia 16 de Setembro, a equipe do Irpaa realizou uma visita técnica ao Sitio Santo Antônio, em Valente-Ba. Junto a equipe, estavam presentes alguns agricultores de comunidades do Sertão do São Francisco, onde a instituição atua e dois estudantes da república.
Essa viagem teve como principal objetivo, apresentar o trabalho e experiências realizadas por Luiz Mota por 20 anos. Seu Luiz é um pequeno agricultor e produtor, dono de uma propriedade que há anos sofreu com a degradação por conta da monocultura, e ai então surgiu a necessidade de mudar essa situação. Em 1992, ele participou da escola de formação de lavradores, realizada pelo Irpaa, e percebeu que era possível reverter o processo da degradação. Então S. Luiz implantou o projeto de Recaatingamento em toda área degradada de sua propriedade.
No encontro, o lavrador falou da sua parceria com o Irpaa, citando que foi presidente da instituição durante 6 anos. Houve também relatos dos colaboradores, Cícero Félix, Moacir Santos e Haroldo Schistek, fando da trajetória de Luiz e a sua importância para a instituição. Cícero ainda mostrou um caderno de anotações que o Seu Luiz fez durante a escola de formação. Logo depois fizemos a trilha por toda a propriedade para conhecer melhor o trabalho realizado, que continua sendo feito.
Para nós, estudantes da república, essa viagem foi de grande proveito. Apesar de já conhecermos a idéia do recaatingamento, pudemos ver o lindo resultado e ficamos maravilhados com a beleza da Caatinga em pé. Nunca tínhamos visto uma área totalmente recaatingada, com as plantas já crescidas, e isso nos fez enxergar como esse trabalho é gratificante. Tivemos a oportunidade de conhecer o Seu Luiz, homem simples e inteligente, que se tornará nossa referência quando se tratar de recaatingamento.
Texto: Auriele dos Santos e Neilton Dias Silva
Foto: Comunicação Irpaa