Jovens
29.04.2016
Levante promove evento em prol da jornada de Reforma Agrária
Na última terça-feira (26) foi realizada pela célula de Juazeiro do Movimento Nacional Levante Popular da Juventude um evento com o tema “Monopólio da Mídia e Movimentos Sociais”, no Canto de Tudo, espaço do Campus III da Uneb.
A mesa foi composta pela integrante do movimento e estudante de Comunicação Social, Ingrid Hayara, pelo professor de Comunicação Social da instituição, João José Borges, pelo jornalista e colaborador do Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), Álvaro Luíz e o integrante do MST (Movimento Sem Terra) de Sobradinho, André de Lima Maia.
Os/as convidados/as discorreram sobre o tema proposto dando ênfase à distorção que os meios de comunicação fazem dos movimentos sociais, passando uma imagem de vandalismo e invasão de terras alheias. Nas falas, relembraram também o Massacre de Eldorado do Carajás que completou vinte anos em 17 de Abril deste ano, entre outros assassinatos de militantes, dos quais a mídia de forma geral não deu a devida importância.
A criminalização dos movimentos sociais, que provoca repúdio e preconceito da população, foi colocado no debate como um elemento que conta com forte contribuição da mídia. Porém, foi evidenciado também que mesmo com tantas dificuldades, os movimentos como o MST ainda resistem e conquistaram alguns direitos, como é o caso do Assentamento São Francisco, onde André mora.
Os movimentos sociais são essenciais na garantia de direitos e na manutenção deles, enquanto eles forem negados terá subversão, como afirma o militante André Maia: “enquanto houver homem sem terra e terra sem homem, a luta continuará”.
Texto: Ana Paula Martins