Jovens
25.08.2015
Jovens do Centro de Formação Dom José Rodrigues se envolvem em atividades durante Escola de Formação com a juventude do campo
Nesse mês de agosto estava ocorrendo no Centro de Formação Dom José Rodrigues a 23ª Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido voltada para juventude do campo, na qual estão participando jovens da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, abordando temáticas ligadas à terra, água e clima, produção, educação, comunicação, dentre outros temas de atuação dos Eixos do Irpaa.
A formação engloba atividades teóricas facilitadas pelos/as colaboradores/as do Irpaa e convidados/as. As atividades práticas contam com a contribuição dos/das estudantes residentes no Centro de Formação que demonstram atividades desenvolvidas por eles/elas no dia a dia.
Entre as atividades estão o manejo dos caprinos, a construção de canteiros econômicos irrigados pela cisterna de produção, compostagem e manutenção das cisternas. Para Neilton Dias, um dos jovens da Republica, “é muito bom trocar experiências com os demais jovens de váriais realidades diferentes”.
De acordo com a cearense Ana Cristyanne Fernandes Bomfim, participantes da escola, “as atividades práticas desenvolvidas pela turma são de extrema importância por possibilitar a compreensão dos processos ocorridos nas diversas áreas desde a caprinocultura ao cultivo de hortaliças, frutíferas e forrageiras, baseados no manejo adequado dos recursos naturais com a geração de emprego e renda, proporcionando a Convivência com o Semiárido”.
Esse espaço possibilita que a juventude do campo seja cada vez mais protagonista e multiplicadora da proposta de Convivência com o Semiárido.
Texto: Tânia Alves dos santos e Ildemar Alcântara Ribeiro
Edição: Comunicação Irpaa