Jovens
30.06.2015
Estudantes da República participam de curso de buscadores/as de água
No mês de junho ocorreu mais um curso de hidroestesia no Centro de Formação Dom José Rodrigues, o qual contou com a participação de seis jovens que tem o dom de “achar” água no subsolo. No grupo de seis jovens, quatro fazem parte da República de estudantes do Irpaa.
O curso, que foi ministrado pelos colaboradores do Irpaa Maria Oberhofer e Josemário Gonçalves (Bubu), começou com a participação do Coordenador do Eixo Clima e Água André Azevedo abrindo um diálogo sobre a importância da água para a Convivência com o Semiárido. “Eu vim com a esperança que esses novos hidroestesistas possam contribuir com á busca de água no semiárido (…) hoje se tem uma grande dificuldade de retorno dos participantes pós-curso, se estes realmente estão contribuindo com as comunidades e de qual forma estão contribuíndo. (…) Desejo que esses participantes contribuam com o IRPAA ou com outras organizações na busca de água no Semiárido”, disse André.
Houve ainda uma prática em campo para exercitar a identificação de veios d'água, além de discussões sobre a higiene da água, histórico e as práticas de hidroestesia, com a colaboração de Haroldo Schistek. O último momento do curso foi uma visita à Serra da Boa Vista na comunidade de Massaroca, onde foi feita a última prática que era encontrar um bom lugar para uma possível cacimba, só que desta vez em um subsolo diferente (calcário). Nesta última prática todos conseguiram cumprir o objetivo do curso que foi finalizado com um almoço e avaliação.
Texto: Estudantes da República do Irpaa
Edição: Comunicação Irpaa
Fotos: Maria Oberhofer (colaboradora do Irpaa)