Juventudes
A formação da juventude é considerada uma das linhas prioritárias na atuação da construção e consolidação da Convivência com o Semiárido. Neste sentido, as ações de apoio e formação de jovens lideranças são transversais, ou seja, devem estar contempladas nos trabalhos de todos os eixos. Como ações já consolidadas, fazem parte das atividades: Escola de Formação, República de Estudantes e Curso de Jovens Lideranças, além dos demais trabalhos com grupos e comunidades.

República de Estudantes
A República de Estudantes do Irpaa, localizada no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro-BA, é uma experiência que nasceu nos anos de 1990, com a proposta de apoiar jovens, vindos de comunidades rurais e tradicionais, a terem acesso à educação escolar e, sobretudo, voltada à formação de jovens lideranças, para que estes pudessem atuar como multiplicadores de práticas e conceitos da Convivência com o Semiárido em suas comunidades, municípios ou qualquer outro espaço de atuação social.
Escola de Formação
Ao longo dos seus 35 anos de existência pautando a Convivência com o Semiárido, o Irpaa adotou como estratégia a divulgação dos temas estratégicos que fundamentam a proposta. Nessa perspectiva, teve início em 1992, a Escola de Formação em Convivência com o Semiárido, inicialmente conhecida como Escola para Lavradores, o espaço formativo surgiu como uma estratégia para multiplicar o número de pessoas para entender e defender a Convivência com o Semiárido.


Curso de Jovens Lideranças
O Curso de Formação Continuada de Jovens Lideranças para a Convivência com o Semiárido se configura como um espaço que possibilita a construção de saberes através da teoria e prática por meio dos espaços de formações e vivências.