IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Minicurso apresenta alternativas para transformar esgoto sanitário em fertilizante nas áreas rurais

Minicurso apresenta alternativas para transformar esgoto sanitário em fertilizante nas áreas rurais

Você já parou pra pensar para onde vai o esgoto sanitário nas comunidades rurais? Uma possibilidade que pode responder a esta pergunta é a Fossa Séptica Biodigestora, tecnologia que foi apresentada pela Embrapa Instrumentação em minicurso na tarde da última terça-feira (20), primeiro dia da Feira SemiáridoShow.

Com a preocupação em desenvolver alternativas para o saneamento básico rural, as/os participantes puderam conhecer a pesquisa e experimentos desta inovação tecnológica que já vem sendo adotada por algumas famílias no Brasil. Após apresentar o funcionamento da simples estrutura que pode ser montada em qualquer região do país, o analista da Embrapa Carlos Renato Marmo respondeu a diversas perguntas das/dos participantes do minicurso interessados em conhecer melhor a proposta.

A fossa séptica biodigestora é um sistema de tratamento do esgoto oriundo do vaso sanitário, transformando-o em adubo que pode ser usado em cultivos diversos no próprio quintal de casa. Para uma residência com até cinco pessoas, três caixas de fibrocimento de mil litros cada e alguns acessórios como válvulas, canos e registros são suficientes para montar o sistema retroalimentado por água e esterco bovino, o que viabiliza a produção de gás metano através de processo bacteriano.

De acordo com Renato Marmo, a Embrapa Instrumentação implantou recentemente no estado de Rondônia 12 unidades de demonstração na propriedade de famílias que demonstraram interesse ao perceber a importância desta tecnologia para a melhoria da qualidade de vida e para a saúde do meio ambiente.

O fornecimento gratuito de nutrientes para as plantas, a reciclagem de água e a minimização dos impactos causados pelo lançamento de esgotos ao ar livre ou em fontes hídricas, são algumas das vantagens da fossa séptica biodigestora. Além disso, é uma possibilidade de economia na aquisição de fertilizantes e de garantia de uma produção vegetal livre de agroquímicos.

No Brasil, a ausência do saneamento básico é algo comum, gerando inclusive problemas de saúde pública. No meio rural é um tema que pouco se discute, embora a lei nacional do saneamento básico (nº 11.445/2007) estabeleça como um serviço que deve ser ofertado de forma universalizada, ou seja, assegurando também para as comunidades rurais e populações difusas.

Demário Alves, estudante de meio ambiente, participou da oficina e considera a tecnologia muito importante porque “é uma forma de fazer o tratamento do resíduo que você gera durante o dia, tratar as fezes por exemplo e usar o fertilizante na produção”. Durante a explanação, as/os participantes viram a comparação entre plantas adubadas com o fertilizante resultante da fossa séptica e com produtos industrializados disponíveis no mercado, percebendo a vantagem no uso do fertilizante natural. “Isso mostra a eficiência que essa fossa séptica traz, é interessante, é uma tecnologia barata e vai contribuir para não poluir o lençol freático e meio ambiente”, expressa Demário.

Uma diversidade de minicursos estão sendo oferecidos ao longo da programação da Feira Semiárido Show que acontece de 20 a 23 de outubro na Unidade da Embrapa Produtos e Mercados, em Petrolina (PE). Em sua sexta edição, o evento tem uma expectativa de público de mais de 20 mil pessoas e é uma realização da Embrapa em parceria com o Irpaa.

Texto e foto: Ascom SemiáridoShow


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Minicurso apresenta alternativas para transformar esgoto sanitário em fertilizante nas áreas rurais

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005