Educação contextualizada fortalece Convivência com o Semiárido em escolas de Canudos-BA

A proposta da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido ganhou força em duas comunidades de Canudos, na última semana, por meio de formações que reuniram educadores, coordenação, direção, auxiliares de sala, entre outros fucionários das unidades escolares. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a equipe escolar para aprimorar a prática pedagógica, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada à realidade dos estudantes.

Na sexta-feira (15), a primeira formação aconteceu no Educandário Municipal Nossa Senhora do Rosário, na comunidade de Rosário. Durante todo o dia, a equipe mergulhou em discussões sobre a trajetória da educação no Brasil até chegar à conceituação da educação contextualizada para o Semiárido. O encontro foi encerrado com a elaboração de um plano de ação que será desenvolvido nas próximas semanas, com a meta de aprofundar a apropriação da proposta por parte dos/as educadores/as.

Já no sábado (16), o Educandário Municipal Nossa Senhora das Grotas, em Bendegó, sediou o segundo encontro. Na ocasião, os/as educadores/as apresentaram os resultados do plano de ação elaborado na primeira formação. As propostas encaminharam o planejamento das aulas desde a educação infantil até o fundamental II, todas baseadas na perspectiva da educação contextualizada.

A devolutiva surpreendeu pela riqueza das experiências relatadas. As apresentações mostraram como o diálogo entre conteúdos escolares e a realidade local despertou maior interesse nos/as estudantes. Alguns/as professores/as chegaram a destacar que aprenderam tanto quanto — ou até mais — com os/as estudantes.

O encontro evidenciou, na prática, que a educação contextualizada é possível em todos os segmentos de ensino. Além do efeito pedagógico, o momento foi marcado pela diversidade cultural e criativa: houve produção gastronômica com alimentos e plantas da Caatinga, apresentações artísticas, cordéis, poesias e até cálculos matemáticos envolvendo o umbuzeiro. Um encontro entre conhecimento, cultura e sabores.

_
Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *