Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária

Representantes das associações comunitárias de Andorinhas, Lages, Fartura, Limoeiro da Batateira, Tanque e Campo Largo, na zona rural de Sento Sé – BA, estiveram reunidos/as nos dias 17 e 18 de fevereiro em assembléia de fundação da Cooperativa Agropecuária de Produtores/as de Sento Sé – Cooapssé. Na ocasião, integrantes do Irpaa e do Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP destacaram a importância de uma cooperativa para o município, principalmente no sentido de organizar a produção para comercialização.

Após aprofundar o debate acerca da necessidade de uma organização comunitária como esta naquela região, a assembléia discutiu e aprovou o Estatuto Social, definiu o nome e elegeu a primeira Diretoria Executiva da Cooapssé, que foi fundada com mais de 30 cooperados/as. Nos encaminhamentos definiu-se também que a entidade possuirá os setores de produção, comercialização, formação e assessoria técnica. O Irpaa será um dos colaboradores no trabalho de assessoria e técnica à cooperativa, bem como irá contribuir com a assessoria jurídica no primeiro ano de funcionamento da mesma.

A iniciativa é resultado da organização das comunidades, as quais contam também com o incentivo do Irpaa através do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto naquela região. Projetos como o Recaatingamento com Comunidades Agropastoris e Extrativistas e Assessoria Técnica e Extensão Rural, ambos em desenvolvimento nas comunidades rurais de Sento Sé, contribuíram significativamente para este passo dado, reconhece Tiago Pereira, um dos representantes do Irpaa na assembléia. As visitas técnicas e reuniões voltadas para organização e comercialização da produção, assim como os cursos e demais formações que o Irpaa tem proporcionado às comunidades, tem facilitado o acesso aos principais instrumentos de organização social que garantem a permanência das famílias em sua região, a exemplo do cooperativismo com base na proposta de Convivência com o Semiárido.

Além disso, a construção de uma Unidade de Beneficiamento na comunidade de Fartura, meta do Projeto Recaatingamento, impulsionou também a criação da Cooapssé, uma vez que o grupo irá dispor de estrutura para beneficiamento e produção de derivados a partir de matérias-prima como o umbu, o maracujá da caatinga, entre outros. Grupos que já desenvolviam trabalho com beneficiamento e comercialização de produtos, a exemplo da Comunidade de Lages, agora se junta a recém criada Cooapssé a fim de somar esforços visando o fortalecimento da organização social de base comunitária.