O vídeo-documentário “Horta Pedagógica: uma experiência de educação contextualizada” produzido pelo Irpaa em 2011, foi selecionado no Festival Vale Curtas, amostra de filmes que, entre os dia 06 a 14 de janeiro de 2012, fará exibições nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina, Lagoa Grande e Trindade (PE).
Gravado em escolas e comunidades rurais do interior de Curaçá – BA, o vídeo está classificado para amostra competitiva regional junto com outras produções oriundas dos municípios de Petrolina, Juazeiro, Sobradinho e região do São Francisco.
Horta Pedagógica, como o próprio nome sugere, mostra como a escola pode usar um recurso didático tão simples como uma horta, mas ao mesmo tempo capaz de mobilizar estudantes, professores/as e comunidades em discussões interdisciplinares voltadas para Convivência com o Semiárido, abordando principalmente a produção agrícola adaptada e sustentável e o cuidado com o meio ambiente, dentre outras questões comuns aos cotidianos das comunidades.
O roteiro do filme foi concebido pela pedagoga Edineusa Ferreira e dirigido pelo Jornalista Raimundo Fábio, ambos colaboradores do Irpaa, e consolida-se como mais um produto didático elaborado pelo Irpaa no sentido de contribuir com a difusão da proposta de Convivência com o Semiárido.
O Vale Curtas, em sua 5ª edição, abrirá o calendário dos Festivais de Cinema no Brasil e recebeu esse ano 148 filmes, inclusive com títulos premiados nos principais festivais do país. O Festival é realizado pela Associação Raízes com a produção executiva a cargo da Alegria Alegria Produções, e conta nesta edição com o apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, selecionado no edital do Audiovisual/FUNCULTURA.
Com informações da Clas Comunicação e Marketing