A minha paixão é a terra e a natureza: pelo nascer, crescer, florir e madurar

 Ana Lúcia da Silva Moura, 46 anos, mora com o esposo Anselmo dos Santos Cordeiro, 41 anos, e seus dois filhos, João Pedro Moura Cordeiro, 16 anos, e Clara Joana Moura Cordeiro, 11 anos. A família reside na propriedade Flores da Vargem, no bairro Jardim Primavera, Juazeiro-BA, desde 2019, quando resolveram sair da sede da cidade, para começar a trabalhar com a terra. A partir daí, Ana Lúcia voltou a se aproximar da natureza que é a paixão da agricultora e onde ela recarrega as energias.

O cuidado com a terra foi herança dos seus pais, que cultivavam hortaliças no quintal de casa; além da vivência que teve assim que casou com Anselmo, que já cultivava de tudo um pouco. Ana Lúcia, conta como se sentia quando morava na cidade e porque decidiu morar no campo: “Eu vivia estressada do trabalho porque eu trabalhava de domingo a domingo no comércio, na parte de agroindústria, de alimentação. Era um trabalho que eu gostava também porque você convivia com muitas pessoas, com mentes diferentes, conhecimentos diferentes, mas eu sempre gostei da terra. A minha paixão é a terra, a terra e a natureza. Acho que para mim traz aquela paz de espírito. Quando eu estou triste, estressada, eu procuro sempre sair de dentro de casa e ouvir (sons da natureza). Acho que até aquele barulho do vento me traz paz”.

É lindo ver como a família de Ana e Anselmo cuidam da terra e da natureza. A conservação do meio ambiente presente na diversidade da fauna e flora em torno de sua casa é de encantar. Essa preservação do ambiente é que faz toda diferença no desenvolvimento das atividades, não há espaço para lixo e nem insumos que empobrecem a vida no solo.

Ficou curioso/a, confira a matéria completa no site da ASA