Mobilização em defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária na Bahia tem apoio do Irpaa

Cerca de três mil agricultores e agricultoras familiares, assentados/as de Reforma Agrária e integrantes de organizações sociais participam de uma grande mobilização em defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária e pela efetivação imediata das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável na Bahia. A manifestação acontece em Salvador/BA desde o dia 05 de abril e é uma iniciativa do Fórum Baiano de Agricultura Familiar (FBAF).
Na Bahia, as entidades, movimentos sociais e as organizações que integram o FBAF tem como uma das suas principais bandeiras de luta a implantação imediata da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e a ampliação e efetividade das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.
O FBAF é integrado por 40 entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais, cooperativas, associações e organizações representativas da agricultura familiar, comunidades quilombolas, tradicionais e assentados/as.
A Agricultura Familiar e a Reforma Agrária são responsáveis por 70% de todo o alimento produzido no Brasil. A Bahia possui, aproximadamente, 700 mil famílias de agricultores/as familiares, equivalente a 15% do total no Brasil. Esse segmento social vem, ao longo dos anos, requerendo efetividade nas políticas públicas de promoção do desenvolvimento rural sustentável e de fortalecimento da agricultura familiar, a exemplo da reforma agrária, do crédito, da assistência técnica, da educação contextualizada, da segurança alimentar e nutricional, da regularização fundiária e tantas outras.

Clique aqui e leia a pauta de reivindicações

 

Informações: Fórum baiano da agricultura familiar