A água é matriz da vida. Em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Nessa oportunidade, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) disponibiliza sua equipe técnica para tratar do assunto nas comunidades em que a entidade atua, em escolas, fóruns e outros espaços de discussão.
Para isso, os técnicos estarão visitando comunidades rurais como Santa Tereza em Sobradinho e Brejo de Fora em Sento Sé e realizando palestras educativas, durante a manhã em escolas infantis como recanto do Pequeno Príncipe e Shalom.
O Dia Mundial da Água surgiu a partir de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) adotada em 1992. Os motivos que levaram a essa decisão, devem-se à constatação de que apenas 0,008 % do total de água do nosso planeta é potável. Parte desses mananciais, incluindo o Rio São Francisco, maior fonte de água doce do semiárido brasileiro, está sendo contaminada e poluída pela ação humana, o que aumenta a preocupação de governos e principalmente da sociedade civil organizada.
Há 20 anos, o Irpaa trabalha pela Convivência com o Semiárido, e a instalação de tecnologias apropriadas para a captação e armazenamento de água é uma das formas encontradas para possibilitar maior autonomia e sustentabilidade das famílias das comunidades rurais da região.
Cisternas de Consumo: É construída nas proximidades das casas para captar a água que cai sobre o telhado após as primeiras chuvas. Coloca-se uma bica de zinco e a água é levada até o reservatório através de cano de pvc. Tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, o que é suficiente para uma família de 5 pessoas consumir durante oito meses.
Cisternas calçadão: É uma cisterna de 50 mil litros com uma área de captação pavimentada como um calçadão. Com essa cisterna é possível irrigar um "quintal produtivo" de verduras, regar mudas ou ter água para galinhas e abelhas.
Barragem subterrânea: É construída em um baxio, semelhante a uma barragem convencional. Cavada até a camada impermeável do solo e revestida por lona, sua função é conservar a água de chuva infiltrada no subsolo, aumentando a resistência em períodos de seca. Assim, permite a criação de um número maior de animais e diminui a dependência de insumos externos.
Tanque de Pedra: É construído nos lajedos, aproveitando a inclinação natural neles existentes. Mas é necessário construir paredes facilitando a contenção ou o direcionamento da água para os tanques e conseqüentemente maior acúmulo de água. O tanque de pedra armazena água para os gastos domésticos, para alimentação animal e irrigação de um "quintal produtivo" de verduras.
Barreiro Trincheira: São tanques profundos e estreitos, cavados em subsolo cristalino com uma largura em média de 5 metros e com mais de três metros de profundidade. Com fundo e parede de pedra (piçarra), não deixa a água se infiltrar, água para dessedentação animal.




