O plantio de dezenas de mudas de umbuzeiro animou as famílias da comunidade de Fartura e região circunvizinha, interior de Sento-Sé no Norte da Bahia. A ação faz parte do Projeto Recaatingamento, executado pelo Irpaa com o patrocínio da Petrobras, que tem como proposta proteger e recuperar áreas de caatinga que estão em processo de degradação, oferecendo também condições de melhorias para as famílias rurais por meio do manejo da produção agropecuária.
O jovem Manoel Junior, agente ambiental do Recaatingamento na comunidade, afirma que as famílias se animaram principalmente porque o plantio da área a ser recaatingada começou exatamente com umbuzeiros, fruta silvestre muito apreciada e que pode gerar muitas melhorias para as famílias de Fartura, pois a comunidade será em breve contemplada com uma minifábrica de beneficiamento de frutas. Segundo Manoel, a produção do umbu e o beneficiamento da fruta na fabricação de doces, sucos, compotas e outros derivados, vai proporcionar uma excelente opção de renda para as famílias da comunidade.
A perspectiva de melhorias no ponto de vista produtivo também faz parte do Projeto Recaatingamento, que a partir de uma ação de preservação ambiental, agrega outras formas das famílias produzirem seus sustentos sem degradar a caatinga.