Troca de saberes e animação marcam o 2º Festival da Coopes

Troca de saberes e sabores, diversidade cultural e muita animação: essas são as marcas do 2° Festival Territorial de Pesca Artesanal e Aquicultura – PescadosFest – realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes) e Enredo Produções. O evento iniciou nesta sexta-feira (25) e segue até a noite de hoje(26), no Terminal Pesqueiro de Sobradinho-BA, com o objetivo de enaltecer a atividade da pesca artesanal e da piscicultura na região.

Desde o primeiro dia do festival, o público tem tido a oportunidade de participar de palestras com especialistas na área de piscicultura e pesca, bem como do meio ambiente. Dentro do espaço existe a vila gastronômica trazendo sabores da região, desde as iguarias à base de tilápia como os bolinhos e linguiça produzidos pela Coopes, assim como outros sabores comercializados por empreendimentos regionais. A Cozinha Show, como o nome sugere, é um espetáculo de delícias, preparadas em tempo real por chefes gastronômicos que utilizam peixes e outros ingredientes regionais no preparo de seus pratos que, em seguida, são degustados pelo público.

Outro espaço muito rico é a Vila da Economia Solidária, onde empreendimentos de vários municípios da região divulgam seus produtos que trazem consigo as histórias de luta e resistência do Semiárido.

Com toda essa programação, ainda se apresentarão no palco do festival artistas locais e Rennan Mendes traz o forró pé de serra para encerrar o evento à noite. O festival conta com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Prefeitura Municipal de Sobradinho e Governo do Estado da Bahia.

Texto: Ascom do Festival, com edições do Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
Fotos: Jovens Comunicadores