Um espaço saboroso, bem servido com culinária à base de pescados e uma programação para todos os gostos na terra da barragem. Esse é o cenário do 2° Festival Territorial de Pesca Artesanal e Aquicultura (PescadosFest) que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto no Terminal Pesqueiro na cidade de Sobradinho-BA. O evento é realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes).
Com o tema ‘Segurança Alimentar e Sustentabilidade: nosso rio nossa casa comum’, o PescadosFest tem como objetivo destacar a riqueza e a diversidade do sistema produtivo do pescado, direcionando os olhares para as pautas da alimentação saudável bem como para as questões ambientais, especificamente, para o rio São Francisco. Para tratar desses, e de outros temas, o Festival terá uma programação diferenciada e agregadora com espaços de diálogos, palestras, cozinha show, feira da economia solidária, espaço gastronômico, tudo isso somado a atrações culturais e musicais locais e regionais.
O evento, que este ano ganhou mais um dia de duração, ampliou também a quantidade de pessoas envolvidas. “Temos mais parcerias, mais palestrantes, mais apresentações culturais e mais expositores. Certamente isso vai refletir na quantidade de pessoas que virá prestigiar o Festival. A expectativa é atrair um público bem maior que o ano passado e trazer caravanas de outras cidades para conhecer nosso trabalho, nossos produtos e assim tornar o PescadosFest uma tradição na cidade”, afirmou a presidenta da Coopes, Rosália Araújo.
A Coopes, fundada em 2003, tem quase 100 famílias fazendo parte de seu quadro de cooperados e, atua principalmente com o beneficiamento da tilápia com uma produção diversificada. Quem for ao PescadosFest vai encontrar dentre estes produtos: a linguiça e o bolinho, a tilápia em posta, filé de tilápia, espetinho de tilápia, entre outras iguarias deliciosas que serão comercializadas e poderão ser consumidas no espaço gastronômico do festival. Na Cozinha Show, chefes de cozinha utilizarão produtos da Coopes, mostrando outras possibilidades de preparo e consumo de pratos da culinária regional.
Com todos esses ingredientes, as apresentações de grupos culturais locais e atrações musicais da região como: Caul Senna, Tinho do Acordeon, Som do Quintal e Rennan Mendes são um tempero a mais nesse evento que conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e da Prefeitura Municipal de Sobradinho.
Texto: Ascom PescadosFest
Foto: Divulgação