Agora quem visita o distrito de Massaroca, em Juazeiro ou transita pela BR 407, já pode adquirir uma diversidade de produtos da agricultura familiar regional em um espaço de comercialização que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. Batizado de Quiosque da Umbuzada, o local, que está sob a gestão da Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), foi inaugurado no último sábado (25). A programação contou com apresentações artísticas, degustação de alimentos, tendo a umbuzada como um dos destaques, e muita alegria pela conquista coletiva de mais um objetivo dos/as agricultores/as.
“Tudo que a gente recebe, seja bem vindo, porque alguma coisa fica no final”, ressaltou o vice-presidente da Coofama, Raimundo Arcanjo de Lima, ao comentar sobre o recebimento do Quiosque e a importância do trabalho de assessoria técnica junto às famílias cooperadas. Ele também enfatizou o quanto o trabalho da entidade serve de inspiração, pelos resultados alcançados.
Os frutos, apontados por seu Raimundo, podem ser percebidos nas prateleiras cheias de produtos oriundos do trabalho dedicado de 24 cooperados/as. No espaço estão disponíveis ovos caipiras, uma variedade de ítens beneficiados do umbu, maracujá do mato e tamarindo, entre outros. Além disso, tem hortaliças e outros cultivos das famílias agricultoras.
Uma das participantes no evento de inauguração, Adriana Leandra, gostou do que viu. “[…] tá muito organizado. Eu creio que a partir daqui vai ser um fortalecimento, nossos produtos vão ser reconhecidos, vai ser uma expansão, a gente tá aqui em frente a BR […] outras cidades vão conhecer os produtos de qualidade que têm aqui, orgânicos”. Adriana, que preside a associação da vizinha comunidade Lagoinha e também integra o comitê de associações existente na região de Massaroca, demonstrou muita felicidade pela instalação do espaço no distrito.
De acordo com a secretária da Coofama, Ana Lúcia Silva, a ideia é que a gestão do Quiosque potencialize o trabalho em rede, com entidades parceiras, com a valorização do trabalho das mulheres rurais e de cooperativas da região. Além de incentivar a cultura local e o protagonismo da juventude.
Em Massaroca já acontece uma feira agroecológica, que foi incentivada também pelas ações de assessoria técnica junto às famílias agricultoras. O novo espaço é estratégico e chega para somar no incentivo dessas famílias. “As coisas estão conectadas e são processos que estão fomentando a agricultura familiar na região, com foco na Convivência com o Semiárido e a produção Agroecológica. Alguns agricultores/as também estão no processo de certificação orgânica, para estar alcançando novos mercados. […] é mais um passo, um acesso a políticas públicas e um avanço para os agricultores/as da região de Massaroca”, ressalta o coordenador institucional do Irpaa, Clérison Belém.
A Coofama já atua em outras iniciativas coletivas, a exemplo de uma unidade de beneficiamento de frutas da caatinga e um entreposto de ovos. A gestão do Quiosque evidencia ainda mais a importância da cooperativa e revela a potência da força coletiva. Através da cooperação, com cada pessoa colaborando de alguma forma com suas práticas agroecológicas, eles/elas somam esforços e colhem juntos/as os resultados. Por isso mesmo, seu Raimundo fez questão de destacar o quanto o trabalho da cooperativa é inspirador.
A conquista do Quiosque demonstra ainda o quanto é essencial uma atuação engajada da entidade, principalmente no trabalho de articulação de apoios do poder público e de organizações parceiras. Comunidade unida também fortalece a luta pela garantia de direitos e acesso às políticas públicas.
O Quiosque da Umbuzada e as atividades de assessoria técnica das famílias agricultoras no distrito são resultados do projeto Pró-Semiárido, do Governo da Bahia. As ações na região de Massaroca são executadas pelo Irpaa, a serviço da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos via acordo de empréstimo do Estado da Bahia com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa