IRPAA finaliza terceira etapa de capacitações do Programa Gente de Valor

 

Uma oportunidade para que os municípios aproveitem seus potenciais locais na produção”, foi assim que a Agente de Desenvolvimento Subterritorial, Dábia Santana, definiu a capacitação realizada pelo Programa Gente de Valor. Ela é uma entre as 25 pessoas participantes do encontro que  foi ministrado pelo IRPAA entre os dias 06 e 10 de dezembro no Centro Social Padre Maria Miguel, localizado no município de Aracatu-BA, distante 551 km de Salvador-BA e 872 km de Juazeiro-BA. Esse evento foi o último da terceira etapa de capacitações do Programa e reuniu uma turma de jovens agricultores e agricultoras dos municípios baianos de Poções, Manoel Vitorino, Boa Vista, Mirante, Caetanos e outros que integram o Território de Identidade Vitória da Conquista.
 
Além dos Agentes de Desenvolvimento Subterritoriais (ADS’s), fizeram parte do encontro assessores técnicos e integrantes de entidades parceiras, como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Entre os assuntos discutidos, estiveram presentes a criação de animais, agricultura orgânica, beneficiamento de frutas, Projeto Baú Solidário e outros temas relacionados à ideologia da Convivência com o Semiárido, tudo isto trabalhado a partir da teoria e da prática. Planejamentos, discussões, místicas, explanações, músicas, dinâmicas, construção de canteiros orgânicos e outras práticas de incentivo à valorização da vida no campo fizeram parte da programação do encontro.
 
 
Além de Vitória da Conquista e municípios circunvizinhos, grupos de Cícero Dantas, Jeremoabo, Ribeira do Pombal e Abaré já participaram dos encontros que são destinados para turmas de ADS’s de municípios diferenciados. A quarta etapa de capacitações do Programa Gente de Valor ministradas pelo IRPAA estão previstas para acontecer no próximo ano.