Projeto Navegando no Velho Chico realiza mais um passeio ecológico

 

 
Enriquecido com músicas, apresentações de danças, produção textual e intervenções, aconteceu nesta sexta-feira (03) o terceiro passeio do Projeto “Navegando no Velho Chico”. Financiado pelo Ministério Público da Bahia, o projeto possibilita aos estudantes do Centro Educacional Argemiro da Cruz conhecer trechos do Rio São Francisco bem como a importância de preservá-lo.
 
Os passeios, que aconteceram nos meses de outubro, novembro e dezembro, contam com a organização de entidades que compõem a Articulação Popular São Francisco Vivo, como o Irpaa e a CPT (Comissão Pastoral da Terra). Além disso, a Secretaria de Educação de Juazeiro tem sido parceira, o que tem facilitado, além das/os estudantes, a participação de professores e pais/mães nas atividades.
 
Durante os quatro passeios, o grupo de estudantes, sempre da 7ª e 8ª séries, produziram textos, história em quadrinhos, poesias relacionadas ao aprendizado proporcionado no passeio de barco. Estas produções irão fazer parte de uma coletânea a ser lançada ainda este ano pela Secretaria de Educação. “Nesse percurso percebemos mais a necessidade de cuidar do rio. Temos visto o sentimento de pertencimento nas produções dos alunos”, relata a coordenadora pedagógica Nerci Cruz que participa desde o início.
 
A coordenadora do Projeto, Joneilde Pereira, destaca que a iniciativa foi das entidades e a escola foi convidada pela Secretaria de Educação, que considerou a faixa etária do alunado visando a formação de multiplicadores.