"Se é contra o latifúndio, eu voto sim!" Esta foi uma das frases mais ouvidas durante a votação do Plebiscito Popular pelo Limite da Terra, que começou em todo Brasil no dia 1º de setembro e teve grande mobilização, principalmente no dia 7, durante o Grito dos Excluídos.
O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra foi um importante processo pedagógico de formação e conscientização do povo brasileiro sobre a realidade agrária do nosso país. Através dele, os cidadãos debateram a importância e a urgência de se realizar uma Reforma Agrária justa em nosso país, dizendo SIM à agricultura familiar e NÃO aos grandes latifúndios.
No território Sertão do São Francisco, com exceção dos municípios de Remanso e Canudos, o total de votos foi 8.597, o que demonstra que a população esteve interessada e se mostrou presente nas urnas, opinando sobre o tema.
O Plebiscito faz parte de uma Campanha organizada pela sociedade civil organizada, em especial pelas pastorais sociais, igrejas e organizações não governamentais.
Importante ressaltar que o abaixo-assinado continua circulando em todo país até o final deste ano. O objetivo desta coleta de assinaturas é encaminhar o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) ao Congresso Nacional, inserindo um novo inciso no artigo 186 da Constituição, que se refere ao cumprimento da função social da propriedade da terra, limitando-a para 35 módulos fiscais.
A sociedade brasileira continua engajada nesta luta!
Mais informações acesse: www.limitedaterra.org.br





