O IRPAA participou da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), ocorrida no mês de agosto, em Fortaleza-CE. O evento contou com mais de 2 mil participantes, de diversos países, incluindo autoridades públicas, cientistas de áreas sociais e físicas, representantes do setor privado e agências internacionais, membros de organizações não-governamentais e outras entidades da sociedade civil.
O colaborador do IRPAA, João Gnadlinger participou da conferência e palestrou sobre O papel de tecnologias de captação e manejo de água de chuva para o desenvolvimento sustentável de terras semiáridas. Para João, “a oportunidade também serviu para troca de experiência entre o IRPAA e outras organizações, principalmente com algumas em atuação nos países africanos”, comenta.
Além da troca de informações, o encontro serviu para a formulação de recomendações de políticas para serem levadas em consideração na reunião de cúpula Rio+20 sobre meio ambiente e desenvolvimento, que ocorrerá em 2012.
No final do evento, foi lançada a Declaração de Fortaleza, com o título: “Trazendo as terras secas para o centro das atenções”. Os textos integrais se encontram em:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/biblioteca/documentos/declaracao-de-fortaleza





