No próximo dia 17 de agosto, a partir das 14h, diversos movimentos populares e organizações sociais da região Norte da Bahia estarão reunidos no Seminário de Formação e Articulação do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra. O Seminário será realizado no Brasinha, localizado ao lado da Catedral de Juazeiro.
O evento, que está sendo organizado por um conjunto de entidades envolvidas na mobilização local da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, tem como objetivos discutir a realidade agrária no cenário nacional e regional, além de definir a organização, em nível local, do Plebiscito Popular, que acontecerá entre 1 e 7 de setembro em todo o país.
Para colaborar nos debates, o Seminário será assessorado pela advogada Joice Bonfim, integrante da Associação de Advogados/as de Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR) e Roberto Malvezzi, membro da equipe da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Parte das atividades do Comitê de Mobilização, o Seminário deve definir as estratégias de divulgação e mobilização do Plebiscito e os locais de votação. Outros plebiscitos já foram realizados no país, a exemplo da consulta a respeito do pagamento Dívida Externa, da ALCA e da privatização da Vale do Rio Doce. Em todos os momentos, a mobilização e participação popular garantiram um resultado satisfatório para os movimentos sociais.
Neste caso, em que o tema em debate é a Reforma Agrária, um dos desafios é expandir a discussão para o meio urbano, visto que ainda predomina no senso comum a ideia de que os temas ligados à terra só interessam a quem mora no campo. Compreender que os problemas provocados pela concentração de terras afetam também a vida urbana, gerando problemas como inchaço das cidades e desemprego; ou que a geração de emprego e renda no campo reflete positivamente na economia das cidades é também um dos objetivos da Campanha, segundo o Comitê Local de Mobilização.
Serviço: Seminário de Formação e Articulação do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra
Data: 17 de agosto de 2010, das 14 às 18h.
Local: Brasinha, Praça da Catedral, Centro, Juazeiro/BA.





