SemiáridoShow inicia nesta terça e traz novidades na Vila da Economia Solidária

Terá início nesta terça-feira (07) e vai até sexta-feira (10) a edição 2017 da Feira SemiáridoShow, que acontece na Embrapa Semiárido, em Petrolina – PE. Este ano, o evento, realizado a cada dois anos, traz como tema “Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais”.

O público poderá conferir diversos atrativos como tecnologias apropriadas a produção no Semiárido e armazenamento de água, cultivos experimentais, seminários temáticos, mini cursos, oficinas. Haverá também a Vila da Economia Solidária, um espaço que reúne grupos e cooperativas que atuam a partir da lógica da sustentabilidade, fortalecendo a autonomia das famílias e comunidades e a proposta da Convivência com o Semiárido.

“A Embrapa entende que esse é um espaço na Feira que tende a se perpetuar porque ele demonstra claramente a dinâmica da agricultura familiar no sertão nordestino”, destaca Sérgio Guilherme de Azevedo, pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do SemiáridoShow 2017. Importante destacar que a abertura do evento irá acontecer neste espaço, onde está prevista também apresentações culturais típicas do Semiárido.

Além dos cerca de 20 empreendimentos que irão expor e comercializar produtos de diversas origens, uma das novidades da Vila da Economia Solidária este ano será o Armazém da Agricultura Familiar e a Cozinha Show, espaço onde acontecerá o Festival de Sabores da Caatinga. A partir de oficinas, demonstrações e degustação, organizações parcerias se propõem a divulgar uma série de produtos de origem animal e vegetal que podem render nutritivos e saborosos pratos.

O Irpaa e diversas outras organizações ligadas à Articulação do Semiárido brasileiro (Asa) são apoiadoras do SemiáridoShow e irão viabilizar a participação de uma média de dois mil agricultores e agricultoras. A Asa também irá dispor de estande na Feira, que é aberta ao público das 8h às 17h.

Seminários

Na manhã do dia 10, o Irpaa estará realizando o II Seminário Territorial dos Beneficiários do Bahia Produtiva, momento que acontecerá em uma das salas montadas no local da Feira e que reunirá representantes de comunidades e associações acompanhadas pelo referido projeto.

Além disso, haverá outros seminários que vão tratar temas como comunidades quilombolas, povos indígenas, solos do Bioma Caatinga, políticas públicas para a inovação na agricultura familiar do Semiárido, turismo rural como opção de ocupação e renda no Semiárido, energias renováveis para aumentar a segurança alimentar, hídrica e energética no Semiárido brasileiro, além de muitas outras importantes temáticas.

Esta edição da Feira SemiáridoShow é uma realização da Embrapa Semiárido, em parceria com a Federação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e o Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiar Rurais de Petrolina – Pernambuco (Sintraf). É financiada e apoiada pelos governos federal, estaduais e prefeituras municipais, além de organizações da sociedade civil e entidades internacionais. 

Texto: Comunicação Irpaa