Audiência Pública em Uauá discute Superpastoreio de animais na Caatinga

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, (05 de Junho), várias organizações sociais que desenvolvem projetos de produção sustentável nas áreas de caatinga, além de agricultores/as, participaram de uma importante Audiência Pública na Câmara Municipal da cidade de Uauá. Esta audiência trouxe como tema central, a questão do Superpastoreio e do manejo apropriado de animais na Caatinga foi promovida pelo Irpaa em parceira com o Comitê de Meio Ambiente de Uauá, Articulação de Fundo de Pasto da Região de Canudos – Uauá – Curaçá e Rádio Comunitária Luz do Sertão FM.

A exposição de Haroldo Schistek, presidente do Irpaa, trouxe importantes pontos relacionados ao manejo da criação e o tamanho apropriado da terra para cada família viver bem no semiárido e criar seus animais sem depredar a Caatinga, conforme aponta estudos do Zoneamento Agroecológico do Nordeste, desenvolvido pela Embrapa.

A audiência foi acompanhada por agricultores/as que também deram suas contribuições relatando experiências vividas em suas  comunidades onde se observa a prática do superpastoreio, devido principalmente a quantidade e o tamanho inadequados das áreas onde se criam cabras e ovelhas. A temática foi considerada de suma importância porque são inúmeras de comunidades que não tem o território (áreas coletivas) em tamanho apropriada para a pastagem do criatório. Além disso tem casos concretos onde criadores de outros territórios/ comunidades soltam animais em grandes quantidades nas áreas coletivas, provocando prejuízos ambientais em algumas situações irreparáveis. Seu Edgar Ferreira da Silva, criador da comunidade de Caldeirãozinho, aproveitou o momento para questionar a atuação de órgãos fiscalizadores governamentais que tem dado pouca importância a esta situação.

Também foi muito importante a contribuição da Central das Associações Integradas de Uauá – (Cachiu), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – (Coopercuc), Guardiões da Caatinga, Secretaria de Agricultura, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), entidades que ajudaram a aprofundar temas como: o que é superpastoreio, e a importância do tamanho apropriada de terra na região semiárida, manejo adequado de criação de animais, preservação da Caatinga.