Seminário “Sustentabilidade e Convivência com o Semiárido é realizado em Tiquara, Campo Formoso

No dia 12 de março deste ano, foi realizado na comunidade de Tiquara, Campo Formoso – BA, o Seminário “Sustentabilidade e Convivência com o Semiárido”, reunindo mais de cem pessoas, entre elas agricultores/as familiares. O evento foi organizado pela Cooperativa Mista Agropecuária da Região de Tiquara – COOMART, em parceria com o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar – SINTRAF e o Centro Educacional Comunitário da Associação de Tiquara – CECAT.

O seminário teve como objetivo discutir alguns programas e projetos governamentais que estão sendo realizados no município, além de incentivar e estimular a participação dos/as agricultores/as no desenvolvimento, organização, produção e beneficiamento da agropecuária apropriada familiar da região. Luta pela terra, cooperativismo, educação e Convivência com o Semiárido, reforma da previdência e os impactos para o/a trabalhador/a, tecnologias de Convivência com o Seminário e segurança alimentar também foram alguns dos temas abordados durante o Seminário pelas entidades presentes. Na ocasião, aconteceu uma apresentação teatral com a participação dos jovens da comunidade, retratando o orgulho de ser nordestino.

O Irpaa esteve presente no evento debatendo Segurança Alimentar e Convivência com o Semiárido, enfatizando a importância das organizações comunitárias e as potencialidades do Bioma Caatinga, assim como o papel das tecnologias de captação e armazenamento da água de chuva e a prática de estoque de alimentos na vida das famílias que vivem na região semiárida. José Moacir dos Santos, colaborador do Irpaa, que esteve no Seminário, lembrou aos participantes que a região passa por uma grande seca, mas que a população está mais preparada para este período de seis anos de estiagem por conta, entre outras ações, das tecnologias sociais difundidas pela proposta da Convivência com o Semiárido.

Participaram também deste momento, representantes de organizações e associações comunitárias, comissão municipal da água de Campo Formoso, cooperativas e entidades sociais, Cactus, Instituto Federal de Educação e Tecnologia Baiano Campus de Senhor do Bonfim – IFBA, Comissão Pastoral da Terra – CPT, Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial – Nedete, Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – Setaf, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia – Fetraf e o Irpaa.

Texto e Foto: Assis Pereira da Silva
Edição: Eixo Comunicação