Comunidades de Campo Formoso se animam com chegada do Pró-Semiárido

No município de Campo Formoso, as comunidades de Rancho do Padre, Poço de Areia, Tanque e Contador formam o Território Rural “Unidos Pelo Desenvolvimento” e Lagoa Cavada, Vila dos Pauzinhos, Saquinho e Boa Vista integram o Território Rural “O Amanhã”. O nome dos territórios foram dados pelos/as agricultores/as beneficiários/as do Projeto Pró-Semiárido, que no município está sendo executado pelo Irpaa.

Este projeto conta com recursos do Governo do estado, através da CAR (Companhia de Ação Regional) e visa a organização e o desenvolvimento das comunidades e das famílias, além de trabalhar a conscientização e preservação do meio ambiente e da Caatinga em geral. Para os/as agricultores/as, o projeto diferencia-se dos demais que já existiram, pois tem como objetivo o trabalho de inclusão de jovens e mulheres com a participação de todos/as na elaboração dos planos de desenvolvimento e de investimento nos territórios.

O Pró-Semiárido será realizado em parceria com associações locais, que gerenciarão todo o recurso destinado aos Territórios Rurais através de convênios. No início do mês de fevereiro foram assinados dois convênios no município de Campo Formoso, sendo um com a Associação dos Moradores e Trabalhadores na Agricultura Familiar do Povoado de Tanque e Adjacências e outro com a Associação Comunitária Lagoa Cavada, Lagoa dos Porcos e Várzea. 

Segundo o presidente da associação do "Território Rural Unidos Pelo Desenvolvimento", Gilmar Miranda Venâncio, esse convênio vem para melhorar o desenvolvimento das comunidades e das famílias, além de ser uma ótima oportunidade para a associação adquirir experiência de execução de projetos, facilitando e abrindo portas para reivindicações e execuções de convênios futuros.

Visando a realidade de cada comunidade e suas potencialidades, o Irpaa vem construindo ao longo desses seis messes de execução do projeto, os planos para a organização e o desenvolvimento das comunidades e das famílias. Todas as etapas foram feitas a partir de visitas, reuniões, conversas, formações, além da busca de parcerias com as entidades locais como o Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e secretarias.

Uma das conquistas celebradas no Território “Unidos Pelo Desenvolvimento” a partir do projeto foi a fundação da Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores Familiares de Rancho do Padre e Circunvizinhança e outras associações no município estão em processo de constituição.

Além de Campo Formoso, o Irpaa está executando o Projeto nos municípios de Sento Sé, Sobradinho, Juazeiro e Remanso, beneficiando um total de 3.240 famílias, o que significa uma atuação direta em 108 comunidades, contribuindo assim com a consolidação na Convivência com o Semiárido nesta região.

Texto e fotos: Assis Pereira e Rafael Lucas Almeida (Colaboradores Eixo Produção)
Edição: Comunicação Irpaa