Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de pasto se reúnem em Seminário Estadual em Correntina

A partir de hoje (23) até o dia 25, o município de Correntina – BA, é sede do V Seminário Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto, reunindo cerca de 250 pessoas de comunidades tradicionais de várias regiões do estado, além de representantes do governo do estado, de instituições e movimentos sociais parceiras/os. O evento é uma iniciativa da articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto.

Na programação estão previstas debater questões relacionados aos desafios e ameaças ao modo tradicional de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais, em especial as Comunidades de Fundos e Fechos de Pasto. A conjuntura política atual, a sustentabilidade destas populações, os marcos regulatórios, impactos dos grandes empreendimentos e grilagens de terra também serão temas debatidos ao longo do Seminário. Ainda discutirá produção e Geração de Renda, Educação e politicas para a juventude e mulheres das Comunidades de Fundos e Fechos de Pasto.

Para a Articulação Estadual das comunidades tradicionais é necessária que a luta destas comunidades estejam ainda mais articuladas e fortalecidas para enfrentar os avanços das ameaças ao modo de vidas destas populações. “Estamos num momento delicado, onde os direitos conquistados com muita luta estão sendo menosprezados pelo estado e nós, como movimento (Articulação), não podemos esmorecer da luta pelo direito de permanecer em nossos territórios, como condição essencial para a reprodução da vida nas Comunidades”, argumentam.

Informações: Articulação Estadual de Fundo de Pasto