A tradicional Romaria da Gruta de Patamuté, situada no interior do município de Curaçá (BA), este ano trouxe o lema “Cuidar da casa comum”, com o intuito de provocar nas/nos participantes uma reflexão acerca da necessidade de cuidar do meio ambiente, tão ameaçado pela ação humana que vem gerando graves consequência, a exemplo das mudanças climáticas, destruição dos rios, matas e povos.
O evento religioso, que aconteceu de 30 de outubro a 1 de novembro, reuniu aproximadamente 6 mil pessoas, vindas de vários municípios da Bahia e de outros estados brasileiros. A romaria, realizada em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, foi organizada pela Paróquia de Curaçá e Pastoral do Meio Ambiente do município, com apoio da prefeitura municipal, Rádio Curaçá FM, Associação dos Barraqueiros da Gruta, Irpaa e Mata Branca.
A programação iniciou no sábado a noite com uma procissão luminosa, acompanhada da banda de Pífano do município de Abaré e inúmeros/as romeiros/as que já se encontravam no local. Em seguida, aconteceu a Missa de acolhida celebrada pelos Padres João Sena e Jodean Amanco, da paróquia de Curaçá e Pe. Marcário, da paróquia de Campo Alegre do Fidalgo, no Piauí.
O momento a seguir contou com apresentações culturais, teatro de fantoches, teatro popular realizado pelo grupo cultural Galeota das Artes, grupos musicais de Ábare e Curaçá, Irpaa e outros. O teatro popular trouxe para a reflexão a situação das comunidades Fundo de Pasto e as mesmas sofrem com a implantação de grandes projetos, a exemplo da mineração. Além disso chamou a atenção para a necessidade das comunidades se autoreconhecerem e solicitarem procedimentos para a certificação enquanto comunidade tradicional de Fundo de Pasto, bem como a regularização das áreas coletivas (territórios). Finalizando as apresentações da noite, foi exibido um filme, relatando a vida e drama de pessoas e comunidades atingidas pela mineração.
Muitos romeiros/as pernoitaram no espaço Campo de Acolhida, na subida para a Gruta, em barracas, no chão, sentadas. No domingo bem cedo houve continuidade das celebrações. Após a subida os/as romeiros/as chegam na gruta, onde no centro fica um altar com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, inúmeras de velas, símbolos, fotos e objetos pessoais deixados pelos fiéis. Esses materiais são ofertadas para pedir e também agradecer as graças concedidas. Milhares de pessoas orando, agradecendo, pedindo, meditando, momento muito significativo para a renovação de esperança, fé e fortalecimento, segundo as/os romeiros/as.
As celebrações do domingo tiveram o tema “Deus Colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Genesis cap. 2 vers.15), buscando chamar atenção para o lema da romaria que provocava as pessoas a pensar sobre o cuidado que se deve ter com o meio ambiente – a casa comum. A pregação trazia a importância das atitudes individuais, mas também coletivas para defender a garantia da vida das famílias e do meio ambiente, a permanência das famílias em seus territórios e a preservação dos biomas.
Entre as celebrações aconteceram apresentações e manifestações culturais da banda de pífano, toré dos povos indígenas e mais uma vez apresentação do teatro sobre a situação de comunidades de Fundo de Pasto.
Texto e Foto: Eixo Terra