Começa nesta sexta-feira a 28ª Romaria de Canudos

As palestras e apresentações culturais que acontecem nesta sexta-feira a partir das 18h no Museu Antônio Conselheiro na cidade Canudos marcam o início da programação de 28ª Romaria da Terra do Conselheiro. Essas primeiras atividades promovidas pela Uneb fazem homenagens a José Calazans (maior historiador de Canudos) e estão mais voltadas mais para pesquisadores e estudantes.

No sábado, dia 17, a partir das 8h, tem a acolhida aos romeiros que chegam a Canudos e que devem visitar os locais históricos da cidade, principalmente o Parque Estadual de Canudos, local onde aconteceram as batalhas da maior guerra civil do Brasil. Ainda no sábado, a partir das 15h, acontece o desfile histórico, enquanto na praça do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), barracas de exposição mostram muitos materiais sobre as experiências de vida e produção do povo sertanejo inspirado nos ideais de Canudos e de Antônio Conselheiro. Às 19h acontecem debates, mesa redonda e show cultural com o cantor Cláudio Barris.

No domingo, dia 18, a programação começa com uma alvorada pelas ruas de Canudos às 5h da manhã e em seguida terá a celebração ecumênica na Capela do Cruzeiro, situada ao lado do IPMC. Depois da celebração tem a caminhada até o alto do Mário, local onde ocorre a bênção dos romeiros e os ritos de encerramento da programação.

Para o padre José Alberto, vigário da Paróquia Santo Antônio de Canudos, a variedade de pessoas que celebram a Romaria de Canudos reflete muito a diversidade de um projeto de solidariedade e inclusão social e de uma experiência comunitária que foi o “Belo Monte”, como diz o tema da Romaria deste ano.

Texto e foto: Comunicação Irpaa