Durante este mês de setembro o Eixo Educação do Irpaa está recebendo no Centro de formação Dom José Rodrigues mais de 150 estudantes de cinco escolas de Juazeiro. O objetivo dessas visitas é mostrar aos estudantes alternativas viáveis para conviver com o Semiárido.
As cisternas de consumo e produção, o manejo dos caprinos, a área de recaatingamento, o filtro ecológico, a compostagem são algumas das alternativas que essas crianças e adolescentes estão conhecendo ao percorrerem a trilha da Convivência com o Semiárido que é um instrumento pedagógico adotado pelo Irpaa.
A atividade faz parte do projeto “Valorização da infância no Semiárido Brasileiro”, financiado pela agência de Cooperação de Crianças e Jovens Católicos da Áustria – DKA. Além das visitas ao centro de formação do Irpaa, os/as estudantes estão realizando rodas de leitura trabalhando o tema da água a partir da Cartilha “O pingo d\’água”, onde ao final de quatro encontros produzirão as próprias cartilhas, levando em consideração todo o aprendizado adquirido durante as atividades.
Para Ronivaldo Leite, professor da Escola Municipal 25 de Julho, que vem acompanhando as atividades realizadas com as crianças “hoje eles estão vendo na prática o convívio com o Semiárido” e acrescenta “precisamos trabalhar o contexto que esses alunos estão inseridos”.
“O fortalecimento da educação contextualizada para Convivência com o Semiárido é uma das propostas defendidas pelo Irpaa, uma maneira de ver a região, e que transforma a vida dessas crianças.”, afirma Felipe Sena, colaborador do Irpaa.
Texto e Foto: Eixo Educação
Revisão: Eixo Comunicação