Aconteceu entre de 31 de Julho a 02 de agosto a segunda exposição de caprinos e ovinos no município de Macururé, a II ExpoMacururé. O evento contou com uma programação bastante diversa contando com a exposição de raças rústicas, cabras leiteiras, rodada de negócios, competições de pista, concurso de culinária e ainda a escolha da rainha da ExpoMacururé.
Estiveram presente diversas entidades parceiras a exemplo do Sebrae, Codevasf, Empraba, IFBA, ADAB e o Irpaa, que na oportunidade além de exibição e distribuição de materiais didáticos nos estandes, realizou uma atividade prática sobre o manejo de plantas da Caatinga para a produção de feno e silagem. “A produção de Feno e Silo são atividades essenciais para os criadores rurais, principalmente nesse período onde começamos sentir as dificuldades causadas pelo período de estiagem, os criadores precisam se apropiar do grande potencial de plantas forrageiras e de espécies adaptadas a Caatinga, a exemplo do sorgo palma e algaroba, observando a preservação de espécie e vida útil da mesma” destaca Victor Leonam, colaborador do Irpaa.
Para Seu José Maurício, presidente da Associação dos produtores da comunidade Poço Verde, no interior do município, o evento “rende muito para o município, tanto pra cidade quanto para o produtor rural. É o lugar onde a gente expõe o nosso bode”, diz o agricultor destacando as técnicas que aprendeu na Feira. Ele também disse ter a expectativa que nos próximos anos o evento só venha a crescer.
Na exposição foi exibido, além dos animas do município, animais de diversos municípios como Euclides na Cunha, Cícero Dantas, Fátima, Ribeira do Pombal.
Gustavo Viera, secretário de agricultura do município, destacou que o evento busca “valorizar os produtores rurais do município, nós temos uma aptidão econômica muito forte voltada a caprinocultura, o que nos falta é uma articulação mais adequada para essa cadeia econômica”. Para o secretário, um dos objetivos da ExpoMacururé é contribuir na cadeia produtiva e valorização do bode.
Texto: Maicon Vieras, Victor Leonam (colaboradores do Irpaa)
Foto: Denis Vieria (Colaborador do Irpaa)
Edição: Comunicação Irpaa