Os processos de mobilização para a implementação do programa Uma Terra e Duas Água (P1+2),da ASA – Articulação do Semi-Árido, ocorrem basicamente a partir das inúmeras capacitações que acontecem em diversos níveis.
As UGTs: Unidades Gestoras Territoriais, entidades responsáveis pelo programa em diferente regiões do Semi-Árido, têm articulado e promovido muitas dessas capacitações que envolvem todos os agentes que fazem parte do programa: agricultores, pedreiros, agentes e lideranças…
Na região de Juazeiro, o IRPAA já promoveu importantes eventos locais nessa perspectiva. Porém no período de 05 a 09 de novembro, a entidade terá a responsabilidade de encaminhar os trabalhos para a realização da 1ª Oficina Estadual de Sistematização de Experiências, que acontece na cidade de Uauá, sertão norte da Bahia. Essa oficina reúne além dos comunicadores e animadores do P1+2, agentes rurais, agricultores e representantes das comissões do P1MC (Programa um milhão de cisternas) da região de Juazeiro, Remanso e Caetité.
Durante a oficina serão discutidos importantes pressupostos já levantados pelas UGTs anteriores: como os agricultores se adaptam e inovam no seu jeito de produção no Semi-Árido, e como eles constroem espaços de socialização de suas experiências.
O município de Uauá foi escolhido por abrigar inúmeras experiências de produção familiar construídas coletivamente a partir da lógica da Convivência com o Semi-árido, onde destaca-se o trabalho do beneficiamento e comercialização do fruto do umbu e seus derivados. Algumas dessas experiências serão visitadas pelos participantes da oficina e servirão inclusive para a produção de boletins informativos que divulgam o Programa e os diversos experimentos dos agricultores do Semi-Árido.