O 4º Encontro de formação de professores do projeto do livro didático “Conhecendo o Semiárido 1 e 2”, realizado pelo Irpaa, aconteceu na última segunda-feira (15), na sede do município de Curaçá. O objetivo do encontro foi qualificar a prática pedagógica para a utilização deste livro didático contextualizado junto aos estudantes do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino. Durante o encontro, os/as professores/as socializaram as experiências com o uso do livro e também deram início ao estudo sobre Projeto didático.
O conteúdo do livro, o conhecimento que ele tem provocado na formação escolar dos/as estudantes e também dos/das professores/as foram os pontos centrais compartilhados pelos/as educadores/as, que relataram o quanto estão provocando os/as estudantes a se tornarem pesquisadores/as sobre temas relacionados a realidade local. Na comunidade de São Bento, os/as estudantes mapearam as plantas nativas que tem na comunidade e também foram provocados(as) a refletirem sobre a água a partir da pesquisa das fontes de água da comunidade. Em Poço de Fora, a turma tem focado também no meio ambiente, como conhecer e preservar solo, água e Caatinga, como a defesa do Rio São Francisco, não somente como fonte de água, mas como fonte de vida.
O professor Carlos Augusto, da Escola Municipal Getúlio Vargas, em Poço de Fora, explica que o uso do livro vem contribuindo com a prática pedagógica, mas é preciso que o professor assuma uma postura dinâmica de provocar o estudante a participar da aula, incentivá-lo a pesquisa, “tenho orientado os estudantes a utilizarem as tecnologias a favor do conhecimento, de forma positiva”, afirma. Ele acredita que através desse trabalho é possível contribuir para a formação de um estudante ativo em sociedade.
O projeto didático
Neste encontro, a turma deu início ao estudo sobre Projeto didático e sua importância para a contextualização da educação, usando o livro como fundamento que, somado ao conhecimento do professor, pode contribuir com um trabalho político-pedagógico libertador. Os/as professores/as também foram provocados/as a refletirem na sua prática em sala de aula de modo que contribuam para tornarem as/os estudantes ativos de sua própria aprendizagem, valorizando os conhecimentos prévios dos/as estudantes. “Provocar ao aluno a buscar sua identidade na sua vida cotidiana, na localidade onde vive, essa é a nossa principal ideia de desenvolver o nosso projeto”, explica a Coordenadora Pedagógica Maria Gorete Santos, da Comunidade de Roçado.
O projeto do livro “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” é realizado nos municípios de Juazeiro e Curaçá pelo Irpaa em parceria com as prefeituras municipais, com foco nos 4º e 5º ano da rede municipal de ensino. O próximo encontro com as/os professores/as e coordenadores/as pedagógicos de Curaçá vai acontecer no mês de julho. Novas visitas de monitoramento acontecerão após este momento.
Texto e foto: Comunicação Irpaa