Aconteceu nessa última terça-feira (28), na comunidade Simplício, município de Canudos – BA, uma atividade coletiva sobre as práticas alimentares e sanitárias em caprinos e ovinos. A atividade contou com presença do/as assessorados pelo projeto Assessoria Técnica e Extensão Rural- Ater Suaf.
No primeiro momento aconteceu uma prática de vermifugação em caprinos e uma explicação sobre as práticas de manejo sanitário, abordando a importância do bem estar animal, como exemplo a limpeza das instalações, vacinação, vermifugação, higiêne na ordenha, tratamento de ferimentos entre outros. Outro tema abordado foi o manejo alimentar para caprinos e ovinos, apontando práticas de produção e conservação de forragem, capacidade de suporte da Caatinga para pastagem dentre outros.
No segundo momento, foi realizado uma prática sobre a produção de sal vermífugo, utilizando misturas naturais de plantas da Caatinga à exemplo da caatingueira, alho e batata de purga, que foram comprovadas cientificamente que juntas podem combater a verminose. A atividade foi um momento de troca de conhecimento e aprendizagem em que os produtores e as produtoras foram o centro de todo o processo de formação.
Texto: Wermerson Cardoso, colaborador do Irpaa/ Edição: Comunicação Irpaa