Rede Sabor Natural do Sertão discute institucionalização durante o X encontro

A Rede Sabor Natural do Sertão – RSNS está encerrando hoje (13) o X Encontro Territorial da Rede, que começou na última terça-feira (11), em Uauá, no sertão da Bahia. Estão presentes no evento 22 representantes dos empreendimentos e entidades que integram a RSNS, com o objetivo de divulgar, avaliar a atuação da Rede e promover a troca de experiências entres as/os participantes do encontro.

Durante os 10 anos da Rede, sua atuação compreende desenvolver ações de assessoria, treinamento e troca de conhecimentos entre os grupos e cooperativas que integram esta articulação, na expectativa de fortalecer a produção, beneficiamento e comercialização, tanto no mercado convencional ou no mercado institucional, exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Tiago Pereira, Coordenador Institucional do Irpaa, pontua que além das ações de assessoria, a rede vem contribuindo na animação e mobilização dos empreendimentos para acessar as políticas públicas e no fortalecimento da agricultura familiar.

“O foco principal a partir desses dez anos é a necessidade de hoje, de fato efetivar e formalizar a Rede Sabor Natural do Sertão” afirma Tiago. De acordo com o mesmo, a institucionalização vai contribuir com as necessidades da Rede de acessar os mercados, além de potencializar a produção em massa dos empreendimentos. “O atual desafio está no processo de comercialização, tendo em vista que existe mercado, mas que muita das vezes os empreendimentos se limitam ao fato de como acessar”, ressalta Tiago.

Para o colaborador do Irpaa, Paulo César Santos, que acompanha os empreendimentos na área da comercialização, a institucionalização vai permitir que a Rede elabore e concorra editais de projetos, a partir de seu CNPJ, fortalecendo ainda mais os empreendimentos. Paulo César, ainda ressalta que a ideia é de sair do encontro com uma comissão formada, para dar continuidade a essa discussão de institucionalizar a Rede.

Durante o encontro foram apresentados novos projetos voltados para comunidades rurais do Sertão São Francisco, que devem começar no próximo ano. Também esteve na pauta as novas diretrizes de acesso ao PAA e PNAE, quem vem facilitar o acesso dos /das agricultoras aos mercados institucionais. Guilherme Cerqueira Martins, consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, relata que o principal desafio para acessar o PNAE “ainda é o convencimento do poder público em comprar da agricultura familiar, no momento que o prefeito, secretário educação, secretário de agricultura se envolve nesse processo, que determinam a compra, que entendem que a comprar e importante para o desenvolvimento local… aí o PNAE deslancha”, afirma Guilherme.

Para Lucília Freitas, uma das integrantes da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso, participar dos encontros e da rede “é uma forma de fortalecer a associação e forma dela também ser reconhecida e nosso produto ser reconhecido e uma forma de unir os parceiros para fortalecer essa rede de agricultores” diz Lucília.

Além de todo o debate, os/as participantes vão conhecer a cooperativa de Beneficiamento do Umbu, a Coopercuc, uma das experiências mais exitosas no trabalho de extrativismo sustentável da Caatinga.

Texto e Foto: Comunicação IRPAA