O Projeto de Educação: Nossa Escola Nossa Comunidade que nasceu de uma parceria entre Irpaa, Prefeitura de Senhor de Bonfim e a entidade Internacional, Save The Children, foi apresentado à comunidade de Igara, (maior distrito rural do município onde o projeto foi executado). O mesmo foi apresentado através de um diagnóstico que procurou pontuar as diversas atividades desenvolvidas no projeto nos últimos 03 anos.
O projeto Nossa Escola Nossa Comunidade, de inicio envolveu os professores do município através de capacitação sobre o Semi-árido, numa visão positiva, e com vistas a discutir uma educação que problematizasse a região, identificando soluções para os problemas vividos na comunidade, esse processo envolveu ainda, alunos pais e comunidade através de uma didática participativa e prepositiva.
A apresentação do diagnóstico aconteceu no dia 06 de junho no auditório do Centro Comunitário de Igara, onde estiveram presentes inúmeras representações populares e públicas envolvidas no projeto como: O Programa Sentinela, o PSF local, ADAC, Associações Rurais, Alunos, Professores, Pais, além de várias Secretarias Municipais de Senhor do Bonfim.
O próprio prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, esteve nesse lançamento onde afirmou a importância do projeto não somente para a área educacional, como também para desenvolvimento econômico e social de todo o município a partir da valorização das alternativas produtivas locais que devem ser potencializadas inclusive na elaboração das políticas municipais.
Save The Children, esteve também representada através de sua consultora de projetos: Fernanda Ferreira. Ela lembrou que a entidade analisa com muita positividade a parceria estabelecida com o poder publico, e que o diagnóstico, visto como uma resposta da comunidade ao projeto, deve mesmo servir de instrumento orientador na elaboração das políticas locais especialmente na área de educação.
Fernanda lembrou que a entidade estará em breve lançando uma publicação denominada Contos História e Brincadeira de Igara, um excelente material didático que se soma a essa experiência de educação desenvolvida nessa localidade.
O diagnóstico foi mostrado através de outra entidade parceira do projeto: A ADAC
( Associação de Desenvolvimento Comunitário), que fez os levantamentos a partir de uma linha de base pautadada na educação contextualizada.
Ilani da Cunha, da ADAC lembrou que um diagnóstico elaborado com a participação da comunidade, torna-se um importante subsídio a ser considerado nas avaliações e planejamentos de ações do município, especialmente nas demandas sociais e econômicas estudadas nesse diagnóstico.
Os estudos e levantamentos presentes no diagnóstico, além de ter sido elaborado a partir das opiniões de diversos atores sociais de Igara, se estenderam também em diversas localidade no entorno da comunidade, onde basicamente foram apontados dados relacionados a: Produção, Água, Saúde, Ação Social, Trabalho e Educação.