Colônia de Pescadores/as de Sobradinho celebra mais um aniversário

No último sábado (22), a Colônia de Pescadores e Pescadoras Z 026, de Sobradinho (BA), celebrou seus 32 anos às margens do Rio São Francisco, no porto de Chico Periquito. Os festejos tiveram início com uma celebração religiosa feita pela Paróquia de São Francisco e em seguida contou com o pronunciamento de instituições e representações políticos, a exemplo do Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Irpaa, Câmara Municipal de Vereadores, deputado estadual Marcelino Galo e o Sr Luiz Berti, representando o prefeito de Sobradinho.

Além de parabenizar a Colônia, devido a celebração também do Dia Mundial da Água, as falas chamaram atenção para a importância de preservação das águas, em especial o Rio São Francisco, base da pesca na região. O CPP destacou ainda a Campanha pela regularização do Território Pesqueiro que desde 2013 vem coletando assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular em defesa da pesca artesanal em todo o país.

O presidente Ailton Moreira externou sua satisfação em festejar mais um aniversário da Colônia Z 026 e agradeceu a todas as parcerias que sempre permitem o evento acontecer. Este ano houve alterações na programação, a exemplo da abertura na margem do rio em vez da caminhada que era realizada da cidade até o Porto, o que, na opinião de Ailton, foi uma mudança bastante positiva.

Na parte da manhã houve ainda competições no rio e entrega de brindes como coletes e boias aos pescadores/as. Para abrilhantar ainda mais o evento, o público prestigiou a apresentação do grupo cultural Samba-de-Véio do Rodeadouro, que diz já fazer parte da programação da festa da Colônia. Após o almoço, a festa seguiu com alguns shows musicais na sede da colônia.

Participaram também do evento a Codevasf, O Idesa, a Articulação Popular São Francisco Vivo, os vereadores Adilson Ribeiro, Manoel Messias, Wilson José (Nino), Jerônimo, Jarques Canturil, Gabriel Lustosa, além de famílias pescadoras que são a base da Colônia.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa