Acontecerá no próximo domingo, dia 16, o Seminário “Salitre: de onde viemos? Para onde vamos?”, evento que acontecerá das 8h às 16h na sede da Associação de Alfavaca, no Vale do Salitre, em Juazeiro.
A intenção é reunir representações das comunidades salitreiras e das escolas para discutir a realidade sócio-cultural, política e econômica do Vale, que há mais de 30 anos é referência na região com relação a má gestão dos recursos hídricos, chegando a haver sérios conflitos ao longo do tempo., inclusive mortes, devido aos problemas decorrentes deste contexto.
Na programação, será apresentada a história de opressão, lutas e conquistas do povo salitreiro, desde a época do massacre indígena às margens da foz do Rio Salitre, até o momento atual de expansão do Perímetro Irrigado, que traz elementos como, por exemplo, a instalação da empresa Agrovale, maior produtora de cana-de-açúcar da região que foi contemplada com lote empresarial no Perímetro, até então gerido pela Codevasf.
Aberto à participação também de órgãos públicos, entidades da sociedade civil e da imprensa, o evento se propõe a ser um momento de reanimação das lutas do povo do Salitre e fortalecimento da organização popular frente ao cenário atual que se diferencia conforme a situação do Rio Salitre em cada comunidade.
A programação terá início com o café da manhã comunitário e apresentações artísticas e em seguida será apresentado o histórico da região a partir da visão de jovens salitreiros/as que participam da organização do evento. Haverá trabalho em grupo para discussão e formulação de propostas. Em um segundo momento, antes dos encaminhamentos finais, estarão na mesa a Comissão Pastoral da Terra e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, trazendo reflexões acerca do modelo de desenvolvimento historicamente imposto ao Vale do Rio Salitre.
Inauguração de Biblioteca Comunitária
Na abertura do Seminário acontecerá também a inauguração do Núcleo de Leitura D. José Rodrigues, uma iniciativa que tem incentivado a prática da leitura em bairros e comunidades da região. Para receber o Núcleo foi reformada uma das salas da sede da Associação Comunitária, que ficará responsável pela gestão da Biblioteca.
A comunidade irá receber também a Arca das Letras, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que no Sertão do São Francisco vem sendo difundido pelo Irpaa. A Arca será entregue com um acervo de 200 livros e deve contar com a participação voluntária de “Agentes de Leitura” para garantir o funcionamento do programa.
A organização do evento solicita a doação de livros para o acervo do Núcleo e da Arca e informa que haverá almoço e lanche para as/os participantes.
Assessoria de Comunicação
Érica Daiane Costa