“Os sertões contemporâneos: desconstruindo estereótipos” é tema de debate do II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões

Evento debate “Os sertões contemporâneos: desconstruindo estereótipos”, a partir das 9h, do dia 10 de maio, no Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro – BA. Para compor  a mesa-redonda foram convidados como expositores, Ademilson da Rocha (Tiziu), coordenador do IRPAA e Elder Maia, pesquisador da cultura sertaneja. A programação faz parte do II Encontro das Culturas dos Sertões, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

A mesa em questão visa problematizar o cenário do chão rachado, a vitimização do sertanejo e o isolamento cultural da região. O desafio é compor um novo caleidoscópio das identidades sertanejas, incorporando questões contemporâneas como juventude, tecnologias, convivência com o semiárido e etc. A entrada é franca.

II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões

O II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões acontece no Centro de Cultura João Gilberto nos dias 09 e 10 de maio, reunindo pesquisadores, estudantes e interessados em discutir a realidade cultural dos sertões em sua dimensão plural. O evento é parte integrante da II Celebração das Culturas dos Sertões.

Coordenado por Alberto Freire e Gislene Moreira, O II Encontro de Estudos tem como objetivo valorizar as cultura dos sertões e refletir sobre sua importância para a formação da identidade cultural dos baianos. O evento vai apresentar trabalhos selecionados em áreas como registro de manifestações culturais da região, economia, cultura, políticas culturais, etc organizados em quatro GT’s. Entre eles está o documentário produzido pela jornalista Érica Daiane da Costa e Admilson da Rocha (Tiziu), “TV Pra quê?”, que será exibido e debatido a partir das 14h, no Centro de Cultura João Gilberto. A entrada é franca.

(com informações da SecultBA)