Entidades civil e governo discutem sobre projetos hídricos na Bahia

O governo da Bahia está implantando cerca de 16 mil estruturas hídricas através do Projeto Cisternas e Projeto Mais Água, incluindo a construção de cisternas para consumo humano, outras para a produção agropecuária, barragens subterrâneas, bombas d’água popular (BAP) e barreiros trincheira em cooperação com entidades da sociedade civil. Para analisar e avaliar a execução desses projetos aconteceu na tarde de ontem (2) em Salvador, reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, a Casa Civil e 24 entidades da sociedade civil da Bahia. Estavam presentes no encontro o secretário da Casa Civil Rui Costa e a secretária Moema Gramacho (Sedes).

Na reunião foi feito um diagnóstico atual do andamento dos projetos, levantando os seus principais problemas. Entre eles foram pontuados a falta de acesso à terra para a instalação das tecnologias de captação de água, a exemplo dos indígenas dos municípios de Rodelas e Glória e a falta de água para para fazer a massa de cimento da construção da cisterna. Além das dificuldades de localizar lojas e estabelecimentos legalizados perante ao estado para adquirir matérias, espaços e hospedagem para realização de cursos, nos pequenos municípios da Bahia.

O secretário Rui Costa demostrou a possibilidade de adequar os orçamentos financeiros à realidade do mercado econômico dos dias atuais e buscar aditivos junto ao Ministério Desenvolvimento Social para auxiliar no desenvolvimento do projeto.