01 de maio: Movimentos Sociais recebem Anita Prestes em Petrolina (PE)

 A filha dos militantes políticos Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, a historiadora Anita Leocadia Prestes, esteve em Petrolina (PE) nos dias 30 de abril e 01 de maio. A vinda de Anita deveu-se principalmente ao lançamento do livro “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)”, obra publicada pela Editora Expressão Popular que, segundo a autora, possibilita o acesso por um preço acessível, além de facilitar a distribuição junto aos movimentos sociais.

Na manhã deste dia 01, data em que o Brasil celebra o Dia do Trabalho, integrantes dos movimentos sociais da Via Campesina (MPA, MAB, MST), Levante Popular da Juventude, além de estudantes, educadores/as e outras organizações sociais com atuação na região estiveram reunidos na Univasf, em Petrolina, para conhecer um pouco sobre a mais nova obra de Anita Prestes, bem como para discutir o sonho de um projeto revolucionário para o Brasil, conforme legado de Luiz Carlos Prestes, que se fosse vivo teria completado 115 anos no último 03 de janeiro.

Em sua fala, a filha do senador mais votado do país em 1945 pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), registrou a forte presença das mulheres no evento, o que tem sido destaque também nas lutas populares, ao contrário do que acontecia anos atrás. Em seguida lembrou que o 01 de maio deve ser um dia de luta dos trabalhadores e trabalhadoras e não apenas dia de comemorações festivas que mais incentivam o consumo ou premiam alguns.

Sobre a obra lançada, Anita  diz que a intenção foi “resgatar a atividade política, a luta de Prestes por um partido revolucionário a serviço dos trabalhadores”. Ela deixa claro que o sonho de seu pai não se concretizou, mas considera o legado da sua militância como algo muito importante para a formação de novos militantes políticos da atualidade.

Por fim lamentou que “diversas lutas do povo brasileiro foram esmagadas” e avaliou que no Brasil os movimentos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo avançaram muito mais que os movimentos urbanos. Questionada sobre o sonho do Socialismo na atual conjuntura política do país, Anita Prestes concluiu: “a luta pelo Socialismo é legítima”.

As obras da Editora Expressão Popular são vendidas a preços acessíveis em eventos realizados pelos movimentos sociais e também pela internet através do site da Livraria Expressão Popular.