Jovens e adolescentes da Escola Família Agrícola de Sobradinho – EFA, foram o público das atividades do Baú de Leitura na manhã da última quarta-feira (17/04), na sede da Escola. O Baú de leitura é uma biblioteca itinerante que tem um acervo com temáticas sócio-educativas, cujo objetivo principal é proporcionar a crianças e adolescentes prazer no ato de ler, informa a pedagoga do Irpaa, Alaíde Régia Sena. Além disto, o projeto abraça as atividades recreativas como um instrumento pedagógico em busca de alcançar o resgate da cultura e da expressão popular.
Através de uma metodologia dinâmica e lúdica, onde se tem a contação de histórias, encenações teatrais, leituras coletivas e outras ações, as/os particpantes adentraram o universo da literatura popular com o intuito de também refletir sobre a própria realidade. Em grupos, as/os estudantes foram os atores em cena para contar o resultado das histórias que leram para os presentes, a exemplo da equipe que criou uma encenação da adaptação do livro “O pequeno Ratinho na cidade grande”, mudando o cenário e o personagem para perto da realidade do homem do campo e do êxo
do rural.
Para o estudante de 14 anos que está cursando o 9º ano (antiga 8ª série), Venácio Rodrigues, este foi um momento de incentivo a leitura e aprendizagem, “eu gostei porque eu aprendi e eles (estudantes) aprenderam, entenderam melhor a história que nós apresentamos”, conclui.
Esta atividade foi uma solicitação da própria coordenação da EFA, como explica a coordenadora pedagógica da Instituição de ensino, Aline Ramalho dos Santos, “nós temos aqui Espaço da Leitura, que está dentro do projeto político pedagógico. É um espaço que está um pouco fragilizado e, a gente conhecendo este projeto que o Irpaa realiza e a importância que ele traz justamente de resgatar esta leitura e uma leitura contextualizada com a educação do campo, a gente resolveu propor esta visita e desenvolver este projeto aqui”, afirma. Ela informa que esta atividade realizada, em parceria com o Irpaa, será o início de uma ação continuada de novas metodologias e instrumentos para despertar e fortalecer o prazer da leitura crítica nos estudantes.




