Uma nova articulação para discutir, fortalecer e criar alternativas de Convivência com o Semiárido foi lançada nessa última sexta-feira (22): a Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido. Esse movimento foi criado pelos vereadores que desejam auxiliar na transformação da realidade da região do Semiárido nordestino. Uma das propostas é a construção de políticas públicas que potencialize as alternativas e riquezas existentes no Nordeste e proporcione a construção de um novo modelo de desenvolvimento social.
O evento faz parte da programação do 5º Festival Regional de Umbu, que está acontecendo na Praça Internacional da Sociobiodiversidade, localizado na cidade de Uauá. Parlamentares que aderiram o movimento estavam presentes na mesa de abertura, como os vereadores de Uauá, Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Remanso e Pilão Arcado e outras cidades da região.
O coordenador da Frente Parlamentar, Tiano Felix (PT) relatou que dentro das ações políticas do movimento estão às atuações relacionadas com as reformas agrárias, o fortalecimento das cadeias produtivas da região, a captação de água da chuva entre outras demandas que proporcionem a sustentabilidades das comunidades do Semiárido.
O dialogo direto com a sociedade será um dos principais auxílios na criação de projetos para difundir as práticas de Convivência com o Semiárido, que permitem aos sertanejos uma qualidade de vida digna. Tiano demonstra o desejo que as bases de sustentação do movimento sejam referências para o Estado e Federação e que haja uma maior integração das esferas Municipais, Estaduais e Federal na construção e manutenção das ações de política públicas.
O Deputado Federal Zezéu Ribeiro enfatizou a importância e a força que tem os vereadores que por sinal, podem promover intervenções junto à bancada de deputados nordestinos em Brasília. Fátima Nunes Deputada Estadual também reforçou a relevância da Frente Parlamentar pela convivência como instrumento de promoção de políticas de desenvolvimento para a região.
A Frente Parlamentar avalia de forma positiva o seu lançamento, tendo grande adesão dos vereadores durante o evento. Finalizando as discussões com mais de 40 membros no movimento e ganhando novos espaços para difundir as bandeiras de luta da Frente Parlamentar e a oportunidade de entregar uma carta ao Governador Jaques Wagner, reafirmando as intenções de consolidação políticas públicas permanentes para a Convivência com o Semiárido.