Começa hoje encontro de buscadores/as de água

Entre os dias 18 e 20 de setembro acontece, no Centro de Formação Vargem da Cruz, o Encontro de Buscadores e Buscadoras de Água que reúne representantes do Irpaa e iniciantes da prática da hidroestesia. Ao longo dos anos, o Irpaa tem buscado identificar pessoas com a sensibilidade para encontrar água no subsolo.

Anualmente, nas Escolas de Formação realizadas pela entidade, são feitos testes nos quais se identificam homens e mulheres que tenham este dom. Posteriormente essas pessoas são convidadas a participarem de formação mais aprofundada, com o propósito de conhecer melhor o que é a hidroestesia, conhecer as ferramentas, estudar o subsolo do Semiárido, tirar dúvidas e discutir a continuidade do trabalho nas comunidades onde vivem as/os novos/as hidroestesistas.

No último dia do encontro, as/os participantes se deslocam para a Serra da Boa Vista, na região de Massaroca, em Juazeiro, onde desenvolvem a primeira experiência de marcação de cacimba.

O propósito

A prática da hidroestesia contribui com a proposta da Convivência com o Semiárido, uma vez que pode ajudar a minorar problemas ao indicar a existência de água no subsolo, a qual pode ser utilizada por determinada comunidade.

A/o hisdroestesista carrega consigo a importância de preservar as fontes subterrâneas, reconhecendo a importância das mesmas, sobretudo no Semiárido. Trata-se de uma prática recomendada para atender a necessidades coletivas com relação ao uso da água, um dom que deve ser desenvolvido em prol das pessoas que realmente necessitam e que farão um uso responsável da mesma.