Escolas do Salitre recebem Irpaa e Seadruma para discutir questões ambientais da região

A importância de discutir a conscientização ambiental fez nascer uma parceria entre o Irpaa e a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) do município de Juazeiro (BA). Essa parceria leva para as escolas da região a necessidade de preservar as riquezas naturais do Vale do São Francisco, dando enfoque para o rio Salitre.

As escolas Edualdina Damásio, localizada na comunidade Campo do Cavalos e José de Amorim, da comunidade Lagoa do Salitre, recebeu nesta última quarta e quinta-feira, a visita de Ademir Fernandes, membro da Seadruma, e Érica Daiane Costa, do Irpaa, para realizar atividade educativa com as/os estudantes, trabalhando conteúdos sobre meio ambiente, sustentabilidade e ressaltando a necessidade de compreender o real valor do meio ambiente natural em nossas vidas.

Através de palestra foi demonstrada a importância do Rio São Francisco para a região, as atitudes que vem degradando esse patrimônio ambiental, além de pautar a necessidade do auto-reconhecimento como catingueiros/as, ribeirinhos/as, salitreiros/as. Foi abordado também que os pequenos gestos e cuidados com a natureza, praticados no dia-a-dia, como exemplo, o descarte correto do lixo, uso correto da água, não despejar dejetos nos rios e suas nascentes, são decisivo para preservação dos recursos naturais.

As/os estudantes assistiram a um vídeo produzido pelo Irpaa, durante a expedição ao Rio Salitre, realizada em março deste ano. O vídeo mostra diversos pontos do rio e as modificações que ele vem sofrendo no decorrer dos anos, conta com depoimentos, relatando as dificuldades encontradas com a diminuição da água ou a escassez da mesma em alguns trechos do rio. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais acerca da história da região e do próprio rio.

O Professor Humberto Cardoso ressalta a importância de trabalhar com adolescentes, na conscientização da preservação do meio ambiente e que essas ações podem modificar posturas de não valorização do mesmo na sua convivência diária.

Além do debate, foi lançada uma proposta para os alunos implantar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA, projeto criando por jovens em 2003, na conferência nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente. Essa comissão pode trabalhar com campanhas, peças teatrais e outras atuações em prol do meio ambiente.

Alguns estudantes demostraram interesses em desenvolver atividades educativas para repassar os conteúdos sobre a preservação da natureza. A estudante Katilene Santana, moradora da Lagoa do Salitre, deseja montar uma peça teatral, com a temática sobre os cuidados com os rios, para ser apresentado na sua comunidade e outros espaços. Segundo a mesma, na sua comunidade o rio já está sofrendo com a poluição e intervenção da população e que ela deseja realizar ações para mobilizar as pessoas a modificar essa realidade.