IRPAA lança Cartão de Natal 2025 com estética de cordel, papel semente e mensagem de esperança pela Convivência com o Semiárido

Inspirado na estética da literatura de cordel e na técnica da xilogravura, o Cartão de Natal 2025 celebra a identidade cultural da região, com traços simples, contornos fortes e cores vivas que transmitem alegria e vitalidade. Uma iniciativa que faz parte da história instituição une arte popular, sustentabilidade e os valores da resiliência das comunidades do Semiárido Brasileiro (SAB).

A composição visual reúne elementos simbólicos do Semiárido, como o sol, animais da Caatinga, árvores nativas, cisternas, agricultores, pescadores, feiras comunitárias e expressões culturais populares. A composição destaca a diversidade de saberes, os modos de vida locais e a relação harmoniosa entre comunidades e natureza.

A mensagem interna aborda temas centrais da atuação da instituição, como a emergência climática, a valorização dos saberes tradicionais, a preservação da Caatinga e a defesa da justiça social e da soberania popular. O texto também projeta o compromisso com essas agendas para 2026, desejando um Feliz Natal e um Ano Novo de renovação e esperança.

Como diferencial, o cartão foi produzido em papel semente de manjericão, material ecológico e plantável. A proposta é um convite para transformar o cartão em cultivo, simbolizando cuidado com a vida, renovação e fortalecimento da convivência sustentável com o Semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *