Dia Mundial da Alimentação será celebrado em Juazeiro-BA com ato público durante o 13º CBA

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, milhares de pessoas reunidas em Juazeiro (BA) para o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) tomarão as ruas da cidade em um grande Ato Público que levará a mensagem central do evento: “Agroecologia, Conselho com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”.

Com o lema “Só há um caminho para cuidar do clima do planeta e da alimentação da população mundial: a Agroecologia”, o ato contará com a presença de lideranças políticas de destaque e de movimentos e organizações de diversas regiões do país, além de representantes de entidades e redes de agroecologia de todo o território nacional.

Entre os representantes do poder público confirmados estão:

  • Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia
  • Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
  • Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)
  • Andrei Gonçalves, prefeito de Juazeiro

O ato também reunirá representações da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Via Campesina, além de dezenas de movimentos sociais, redes regionais, organizações camponesas, indígenas, quilombolas e de agricultura familiar vindas de todas as regiões do Brasil.

O Congresso está sendo organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Universidade do Estado da Bahia (Uneb de Juazeiro), Movimento dos Pequenos e Pequenas Agricultoras (MPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Conta também com a contribuição de representantes de diversas organizações, redes e articulações da sociedade civil, instituições de ensino, movimentos sociais populares, poder público e comunidades tradicionais. As ações do Ato contam também com o patrocínio do Programa Bahia Sem Fome e Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *