A 11ª edição do Semiárido Show chegou ao fim na sexta-feira (29/8), marcada por grande sucesso de público, negócios e intercâmbio de saberes

Durante os dias do evento, cerca de 10 mil visitantes, provenientes de 163 municípios de todo o país, passaram pela Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), conforme dados fornecidos pela Embrapa. Entre eles, estudantes, agricultores familiares e profissionais de diferentes áreas tiveram a oportunidade de conhecer inovações e tecnologias voltadas para o Semiárido.
Um dos grandes destaques do evento foi a Vila da Economia Solidária, que superou todas as expectativas. Segundo Nívia Rocha, coordenadora administrativa do Irpaa, o balanço financeiro e cultural foi extremamente positivo.

“A Vila da Economia Solidária superou todas as expectativas, com esgotamento de produtos já no terceiro dia”, afirmou.
Nívia informou que o movimento financeiro da Vila alcançou aproximadamente R$ 200 mil em vendas, incluindo artesanato, culinária regional, artefatos de povos indígenas tradicionais, produtos do Armazém da Caatinga, artesanato em couro, licores e mel. Ela destacou a grande procura por vestuário. “A Feira da Economia Solidária é, sem dúvida, o ponto alto do evento, pois oferece não apenas produtos e sabores, mas também saberes, cultura e o jeito de ser nordestino e semiárido”, ressaltou.

Entre os expositores, Zenóbia Vilas Boas, artesã de couro de 62 anos, celebrou o retorno do evento. “Vim trabalhar aqui e gostei muito. Amei o acolhimento, as vendas e a oportunidade de mostrar meu trabalho para tantas pessoas. Foi um ótimo retorno financeiro, mas, acima de tudo, uma experiência enriquecedora de compartilhar nossa cultura e os saberes do artesanato nordestino com visitantes de diversos lugares do país. Saio daqui motivada e inspirada para as próximas edições”, declarou.
Além da Vila da Economia Solidária, o Irpaa marcou presença com oficinas, espaços interativos e atividades que reforçaram a importância da convivência com o Semiárido e da valorização da cultura e da pluralidade de saberes de povos e comunidades em torno do Bem Viver. Com esse encerramento, o Semiárido Show 2025 reafirma sua consolidação como um dos eventos mais importantes da região, unindo inovação, cultura, agropecuária apropriada e economia solidária em um ambiente de celebração e aprendizado.
A Vila da Economia Solidária, do Semiárido Show 2025, contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Vem pra Feira, executado pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), da Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Bahia Turismo por meio da Secretaria de Turismo, além da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).




Sobre o Semiárido Show
O Semiárido Show é realizado pela Embrapa em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). O evento conta com o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Banco do Nordeste; Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Banco do Brasil; e Governo do Estado da Bahia.
_
Texto: Meiwa Magalhães
Fotos: Vagner Gonçalves | Irpaa





