O livro “ATER Agroecologia: experiências no Território Sertão do São Francisco” é a síntese de um trabalho desenvolvido no Semiárido baiano, nos municípios de Casa Nova, Curaçá/ Uauá, Juazeiro, Pilão Arcado e Remanso, através da Assessoria Técnica e Extensão Rural para o fortalecimento da Agroecologia. Aqui, Agroecologia é sinônimo de Convivência com o Semiárido, uma proposta Agroecológica contextualizada para a Caatinga, uma vez que cada bioma deve construir a Agroecologia, no seu contexto climático, histórico e social.
O protagonismo do livro é das agricultoras e agricultores das diversas comunidades assessoradas, que, junto com as técnicas e técnicos do Irpaa, compartilharam conhecimentos através de metodologias participativas, diálogos, troca de experiências, intercâmbios e planejamento de estratégias. Durante as ações também foi possível expor as dificuldades e anseios para a construção da Convivência com o Semiárido, experimentando juntos/as novas e antigas técnicas voltadas para essa região, pensando também na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
A assessoria técnica e extensão rural, a partir de editais públicos, principalmente, do Governo do Estado da Bahia, a exemplo da chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural para Promoção da Agroecologia, a ATER AGROECOLOGIA, são ferramentas importantíssimas para que o Irpaa continue na sua missão junto às comunidades rurais em prol da Convivência com o Semiárido.
O Projeto foi norteado através da concepção da ATER como serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, nos processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, além da organização social.
Foram atividades e ações agroecológicas que ajudaram as famílias assessoradas, grupos produtivos, associações e cooperativas a compreenderem a relevância dessa ação para a produção saudável de alimentos, conservação ambiental e diminuição das desigualdades sociais que ainda são gritantes no campo, mas que graças a projetos como a ATER Agroecologia e a programas sociais como a implementação de tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva no Semiárido, vêm proporcionando mais dignidade às famílias agricultoras do Semiárido.
Assim, a partir de agora, caro/a leitor/a, você vai conhecer alguns dos diversos frutos da ATER Agroecologia no Território Sertão do São Francisco. Para isso, é só clicar aqui no link.
Texto: trechos extraídos do livro “ATER AGROECOLOGIA: experiências no Território Sertão do São Francisco
Foto: capa do livro