Representantes de associações participaram do Encontro com Dirigentes de Associações Rurais do Território Sertão do São Francisco, em Carnaíba, Juazeiro-BA, de 12 a 15 de dezembro. O evento serviu para avaliar as ações do projeto Pró-Semiárido, desenvolvido em várias comunidades do território.
Segundo José Cardoso, presidente da associação da comunidade Laje das Aroeiras, em Uauá-BA, o evento trouxe uma “expectativa futurística […] É um momento onde a gente está discutindo, avaliando as ações que já foram desenvolvidas e planejando os próximos passos a serem dados”.
Na opinião do representante de Laje das Aroeiras, o encontro foi também uma “oportunidade de fazer novas reivindicações, por exemplo a assistência técnica continuada, pós-projeto”. Segundo José, essas são “ações que possibilitam às associações continuarem no caminho do desenvolvimento”.
Para José Carlos Neri, integrante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, o evento ajuda a construir a previsão de como será o trabalho a partir do ano que está prestes a iniciar. De acordo com o representante da CAR é preciso “planejar com os pés no chão, conforme a realidade de cada lugar”.
José Carlos destaca a autonomia que as associações precisam ter para trilhar seus caminhos, alcançando novas políticas públicas e colaborando para o desenvolvimento das comunidades. “A gente precisa que as associações caminhem, independente de projeto, de entidades, da CAR”, explica José Carlos.
Segundo o colaborador do Irpaa Rubens da Silva, que atua em Sento Sé-BA, o evento foi importante para o planejamento do próximo ano, dando ênfase a questões fundamentais, como a geração de renda para as mulheres. Um exemplo disso é a Feira Agroecológica, que foi idealizada pela Rede Mulher e recebe o apoio do Irpaa e do Pró-Semiárido, um projeto da CAR, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, do Governo do Estado da Bahia, que conta com recursos oriundos de Acordo de Empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida.
Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa com colaboração de Adriana Nascimento (Eixo Clima e Água)
Foto: Eixo Clima e Água